TIRE SUAS DÚVIDAS

Nossa clínica está preparada para tratar qualquer tipo de problema relacionado a sua visão. O bem estar do seu olhar é nossa prioridade. Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre algumas doenças e saber um pouco mais sobre possíveis causas, tratamentos e procedimentos cirúrgicos.

As informações abaixo são apenas para tirar dúvidas. Não pratique auto medicação em hipótese alguma! Caso esteja sentindo qualquer sintoma, faça um agendamento de consulta com um de nossos profissionais.

Astigmatismo

Astigmatismo é uma condição oftalmológica que faz com que a pessoa tenha visão desfocada ou borrada. Trata-se de um erro refrativo em um determinado eixo, causado por uma assimetria da córnea.

Os tratamentos utilizados para essa condição são: óculos, lentes de contato tórica, cirurgia refrativa a laser. Em pacientes com catarata, existe a possibilidade de se utilizar lentes tóricas intraoculares.

Catarata

Catarata é a opacificação da lente natural do olho, chamada cristalino. Muitas pessoas pensam que é uma opacificação da córnea causada por outra doença, conhecida como o pterígio (esta confusão é muito comum)

Alguns sintomas da catarata são:

-Diminuição da intensidade visual

-Sensação de visão "enevoada”

-Alteração da visão de cores

-Mudança frequente do grau dos óculos

O único tratamento é a cirurgia de catarata.

Diante do diagnóstico, muitos pacientes se perguntam: quando operar a catarata?

A catarata senil pode demorar meses ou até anos para evoluir. Por isso, é extremamente importante que se faça um acompanhamento periódico com o oftalmologista.

A minha resposta é: Como está sua qualidade de vida? Este é um item fundamental antes de optar pela cirurgia. Quando a qualidade de vida diminui, e há um aumento em riscos de queda, por exemplo, em decorrência de alterações na visão, há indicação cirúrgica. A cirurgia de catarata é normalmente rápida e realizada com a utilização de anestesia local. São feitas micro incisões na córnea, e o cristalino danificado é trocado por uma lente artificial, que irá recuperar a função perdida.

A cirurgia de catarata é geralmente rápida e realizada com anestesia local. É realizada através de micro incisões na córnea, podendo ser utilizado o método de cirurgia a laser femtosegundo para auxílio na realização destas incisões e fragmentação do cristalino. O cristalino danificado é trocado por uma lente artificial que irá recuperar a função perdida. No pós-operatório da catarata, não use colírios sem recomendação médica, e procure o seu oftalmologista se notar o surgimento de qualquer inflamação ou alteração visual.

Não existe catarata “madura” para operar e sim qualidade de vida para ser alcançada. Converse com seu oftalmologista!

Ceratocone

Ceratocone é uma doença em que há uma fragilidade do colágeno da córnea, levando-a a assumir um formato cônico ao invés de elíptico, como deveria ser.

Nestes casos, há o aumento do astigmatismo e miopia de forma intensa.

A doença geralmente começa no início da adolescência e progride até os 30 anos de idade.

Os principais sinais são:

-Mudanças de grau acentuadas

-Embaçamento visual progressivo em um ou ambos os olhos

Há diversos tratamentos disponíveis para tentar melhorar a visão dos pacientes ou impedir a progressão do ceratocone, mas ainda não há cura.

Dentre os tratamentos encontramos:

-Óculos

-Lentes de Contato

-Cross Linking corneano

-Implante de Anel intraestromal

-Transplante de córnea

Os tratamentos visam, acima de tudo, melhorar a qualidade visual e, consequentemente, de vida. E sempre são indicados do mais simples para o mais complexo, levando em conta  a fase da doença do paciente.

Pergunte ao seu oftalmologista sobre as opções de tratamento disponíveis.

Dacriocistite

Dacriocistite é uma infecção do saco lacrimal que causa dor, vermelhidão e inchaço na área entre os olhos e o nariz, na região da pálpebra inferior. É geralmente causada por uma obstrução da via lacrimal, que pode ser congênita (presente ao nascimento) ou adquirida. Os principais  micro organismos associados são: Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, e Pseudomonas.

Os sintomas e sinais mais comuns são:

- Dor, inchaço, vermelhidão sobre o saco lacrimal

- Lacrimejamento, febre

- Saída de pus através do ponto de drenagem da lágrima, esponeamente ou mediante pressão no local.

- Em casos crônicos, lacrimejamento pode ser o único sintoma

O tratamento consiste em antibioticoterapia local ou sistêmica, compressas quentes e descongestionantes nasais até melhora da infecção. Após essa melhora, avalia-se através de sondagem a necessidade cirúrgica. A cirurgia consiste na reconstituição da via através sondagem e intubação no caso de crianças ou ligação das mucosas do saco lacrimal e da fossa nasal através de técnica cirúrgica transcutânea ou endonasal.

Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI)

DMRI é uma doença crônica da retina, na região macular (área nobre da visão). Ela tem aumento de sua incidência e progressão com o avançar da idade.

Os principais fatores de risco são:

-Pele clara

-Tabagismo

-Alimentação rica em gordura

-Alimentação pobre em nutrientes

-Exposição Solar

Existem duas formas da doença:

-Exsudativa: quando há edema da retina e sangramentos associados muitas vezes

-Seca: quando encontra-se apenas alterações teciduais, sem edema.

O tratamento:

A prevenção é o melhor tratamento. Portanto, é recomendado que se evite os fatores de risco.

Mesmo após a doença ter sido diagnosticada, é importante que se mantenha hábitos de vida mais saudáveis, com a finalidade de se evitar uma progressão acelerada.

As injeções de Anti-VEGF (Avastim, Lucentis e Eyelia são indicadas para a forma exsudativa). Para a forma seca eles não são recomendados.

Glaucoma

Glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo. E a maior causa de cegueira irreversível. Se caracteriza por uma doença geralmente silenciosa até seus estágios mais avançados, quando enfim o paciente passa a perceber a falta de visão central e sofrer limitações em suas atividades diárias ou até tropeçar demais ou se envolver em acidentes domésticos ou automobilísticos. Tudo isso devido a perda do campo visual periférico, o que por muito tempo pode passar despercebida pelo paciente. A única maneira de detectar a doença de forma e precoce e deter seu avanço é através de exame de fundo de olho e pressão intraocular adequados. Outros exames também são requeridos para diagnóstico e estadiamento da doença.

Rua Barata Ribeiro, 176, conj. 103/104

Bela Vista - São Paulo - SP